Educação

País alfabetizado e mais preparado para o futuro

A qualidade da educação está profundamente relacionada à competitividade e capacidade de desenvolvimento de uma nação. Sem investimentos robustos no ensino e desenvolvimento pleno de seus cidadãos não é possível ao país alcançar a totalidade de seu potencial e ocupar níveis elevados de desenvolvimento social e econômico. A baixa qualidade do ensino, altos índices de evasão escolar e as desigualdades sociais, geográficas, raciais e de gênero ainda se fazem muito presente nos desafios enfrentados no âmbito educacional do Brasil e constituem um significativo obstáculo para o alcance de níveis de excelência da educação brasileira.

A baixa qualidade do ensino, altos índices de evasão escolar e as desigualdades sociais, geográficas, raciais e de gênero ainda se fazem muito presente nos desafios enfrentados no âmbito educacional do Brasil e constituem um significativo obstáculo para o alcance de níveis de excelência da educação brasileira.

Em 2018 foi criado pelo Banco Mundial o Índice de Capital Humano (ICH), um indicador da quantidade de capital humano que uma criança pode alcançar, considerando os desafios que ela enfrentará ao longo do seu crescimento, incluindo condições adversas de saúde e educação. De acordo com o indicador, crianças nascidas no Brasil no ano de 2019, ao chegarem à fase adulta terão apenas 60% do potencial de produtividade que teriam caso recebessem saúde e educação de qualidade. Nesta avaliação, o Brasil ocupou a 81ª posição dentre os 157 (cento e cinquenta e sete) países analisados, ficando próximo da média global, mas distante da posição que poderia ocupar ao se considerar o seu nível de renda.

Estas lacunas e desigualdades foram ainda mais agravadas pela pandemia da Covid-19 e demandarão nos anos futuros ainda mais esforços e estratégias para serem transpostos.

Estas lacunas e desigualdades foram ainda mais agravadas pela pandemia da Covid-19 e potencializadas pelo longo período de fechamento das escolas e a adoção do ensino remoto. Desse modo, os desafios que já eram grandes foram aprofundados e demandarão nos anos futuros ainda mais esforços e estratégias para serem transpostos.

Os cinco Propósitos elencados neste Eixo visam impulsionar a preparação para o crescimento do país. Navegue no conteúdo abaixo para conhecer cada um deles, bem como o detalhamento de suas Metas. Se busca mais informações sobre Educação, incluindo as Propostas prioritárias em cada Propósito, faça o download da publicação completa da Agenda Brasil 2034.



PROPÓSITOS
  • Melhor gestão dos recursos em educação
  • Todas as crianças e jovens concluindo o ensino em seu tempo correto e com aprendizagem e proficiência adequadas
  • Todos os cidadãos funcionalmente alfabetizados
  • Ampliação da educação profissional e tecnológica no ensino médio alinhada às prioridades do mercado
  • Letramento digital e estímulo à inovação na educação básica, profissional e superior

Receba a versão
completa do estudo

Receba a versão
completa do estudo