O capital humano é um dos pilares do desenvolvimento econômico de uma nação, estando o bem-estar e a inclusão social da população diretamente relacionados ao seu crescimento e desenvolvimento. Uma população saudável, com níveis elevados de qualidade de vida e qualificação profissional apresenta maior produtividade, fator essencial para impulsionar o crescimento e a competitividade do país. No entanto, tal feito só pode ser alcançado com investimentos na formação do seu capital humano e nos aspectos que uma vida digna envolve, como acesso aos direitos sociais e serviços públicos de qualidade.
Condições plenas de bem-estar e inclusão social envolvem a cobertura de um conjunto de políticas sociais, tais como educação, saúde, assistência social, renda, moradia, transporte, esporte, cultura, segurança pública e trabalho digno, com qualidade e equidade para todos os segmentos da população.
Muito da transformação macroeconômica ambicionada para o país deve ter como ponto de partida a transformação da realidade socioeconômica de seu capital humano, seu principal pilar e força motriz, mas que não tem recebido condições para prosperar em sua totalidade.
Muito da transformação macroeconômica ambicionada para o país deve ter como ponto de partida a transformação da realidade socioeconômica de seu capital humano, seu principal pilar e força motriz, mas que não tem recebido condições para prosperar em sua totalidade. Nesse sentido, políticas sólidas e transversais voltadas para a redução da desigualdade social podem traduzir-se em prosperidade econômica, ocorrendo ambas em concomitância e possibilitando que o Brasil possa finalmente alcançar toda a sua potencialidade.
Os seis Propósitos elencados neste Eixo visam impulsionar o acesso aos direitos sociais do país. Navegue no conteúdo abaixo para conhecer cada um deles, bem como o detalhamento de suas Metas. Se busca mais informações sobre o Eixo Social, incluindo as Propostas prioritárias em cada Propósito, faça o download da publicação completa da Agenda Brasil 2034.