SOBRE A AGENDA BRASIL 2034

Assegurar o bem-estar social por meio do crescimento sustentável

Trabalhar para um futuro de prosperidade no Brasil é um desafio que envolve, de um lado, questões críticas e urgentes que precisam ser solucionadas para destravar o desenvolvimento. Do outro, os condicionantes da atualidade, panorama a ser considerado em qualquer política ou estratégia atual. Como aliados, o país conta com diferenciais que podem, se bem trabalhados, alçar o país a posições de destaque no cenário global.

O país conta com diferenciais que podem, se bem trabalhados, alçar o país a posições de destaque no cenário global.

Crises no contexto global ampliam as dificuldades. Nos últimos anos, enfrentamos, junto com o mundo, a pandemia de Covid-19, que teve como maior custo as milhares de vidas perdidas. Mas a crise sanitária também acarretou prejuízos para diversos setores econômicos, diminuição do emprego, e agravamento dos problemas na educação e nas condições de vida, principalmente da população com menos recursos.

Recentemente, os conflitos entre Rússia e Ucrânia suscitaram instabilidades políticas e econômicas que impactam as transações comercias, o preço dos combustíveis, energia e alimentos, afetando a dinâmica global de forma sistêmica e promovendo movimentos de desglobalização. No mundo todo, observa-se uma estagnação econômica e aumento dos juros internacionais e da inflação, maior volatilidade cambial e uma queda da produção industrial de muitos setores, causada, em parte, por problemas logísticos e riscos de desabastecimento.

Esses fatores tendem a mudar os rumos das cadeias de produção globais, e o Brasil deve estar atento para fazer desses fatores oportunidades para o estabelecimento de novas parcerias, alcance de novos mercados e, principalmente, aumento do valor agregado de suas exportações. Um dos desafios será inserir o país nas principais cadeias produtivas, em especial aquelas que envolvem maior grau de inovação.

Outro fator que não pode mais ser ignorado é o das mudanças climáticas, tema recorrente dos principais debates internacionais. Os países precisam avançar, em conjunto, na tarefa de reduzir emissões de gases, desmatamento e poluição dos oceanos. Essa pauta ultrapassa as discussões entre ambientalistas e passa a ter protagonismo num momento em que a redução da emissão de gases e dos danos e a recuperação ambiental são cruciais para evitar catástrofes, pandemias, perdas econômicas incalculáveis e a própria sobrevivência da humanidade. Na contramão, observa-se o quanto ainda estamos longe de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos em 2015 na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que deve ser o norte para toda e qualquer política de desenvolvimento de países na atualidade.

A preocupação com a aceleração do processo de transição energética para fontes mais limpas, tanto do ponto de vista ambiental quanto da própria garantia de fornecimento, a segurança alimentar e a mudança para uma Economia Verde também são temas que fazem parte da lista de condicionantes para o desenvolvimento mundial. Todos esses fatores impõem dois requisitos básicos quando se fala em desenvolvimento na atualidade: inovação tecnológica e sustentabilidade. E essas são as premissas básicas que nortearam a construção da Agenda Brasil 2034.

É diante desse desafiador e complexo cenário que se propõe uma agenda de trabalho que forme as bases para levar o Brasil de fato ao patamar de país desenvolvido.

É diante desse desafiador e complexo cenário que se propõe uma agenda de trabalho que forme as bases para levar o Brasil de fato ao patamar de país desenvolvido. Parte-se do princípio de que o crescimento extrapola a perspectiva econômica, pois não é possível crescer sem melhorar todos os setores da sociedade. Promover o bem-estar social e a preservação ambiental deve ser o objetivo principal de qualquer política desenvolvimento.

A Agenda Brasil 2034 é um documento referencial com propostas para a promoção do crescimento sustentável do país. Trata-se de uma agenda prioritária do setor produtivo, construída por meio da consolidação do conteúdo de mais de cem publicações setoriais em Propósitos, entendidos como os principais desafios para o país. Estes Propósitos estão distribuídos em 6 eixos estratégicos, transversais entre si:

Eixos de Desenvolvimento e Visão da Agenda Brasil 2034

O menu Metodologia apresenta o passo a passo adotado para a construção da Agenda. Já o menu Eixos de Desenvolvimento contém um breve panorama de cada tema no Brasil em 2022, bem como o detalhamento de cada um dos Propósitos e Metas a eles vinculados.

A Agenda Brasil 2034 foi debatida em diversas reuniões técnicas com variados grupos de trabalho, a fim de promover o engajamento de entidades, a validação e a identificação de novas propostas. O estudo resultou na elaboração do e na construção deste website, que visa abrigar o Observatório Brasil 2034, voltado para o monitoramento dos avanços alcançados.

Propõe-se, com esse esforço, uma agenda que reflita a visão compartilhada do setor produtivo sobre os o caminho a ser percorrido para que o país possa avançar nos próximos 12 anos rumo ao desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo. O trabalho é grande. Mas com foco, engajamento e parceria entre os diversos atores envolvidos, sabemos que é possível superar atrasos e progredir para tornar o país mais próspero para todos. Convidamos o leitor a se apossar desta agenda e avaliar qual o seu papel e que contribuições podem ser dadas para colocá-la em prática a partir de agora.

Mãos à obra!

Receba a versão
completa do estudo

Receba a versão
completa do estudo