A construção desta agenda envolveu um robusto processo de coleta primária e secundária de dados, por meio de combinação de técnicas quantitativas e qualitativas, com o objetivo de maximizar as possibilidades de captura de informações nos mais variados temas a serem tratados no documento. O uso de métodos mistos de pesquisa forneceu um espectro mais amplo para se entender problemas complexos em diferentes contextos.
Com o objetivo de reunir e priorizar propostas estratégicas para o crescimento sustentável do país, a Agenda Brasil 2034 foi estruturada a partir de profunda pesquisa documental, entrevistas com representantes setoriais, levantamento de dados socioeconômicos e ambientais, validações com especialistas e mapeamento de indicadores de monitoramento. Foram mais de 100 documentos consultados, mais de 30 entrevistas dedicadas, variados indicadores definidos e muitas seções de revisão com especialistas.
O ponto de partida e elemento norteador para a estruturação do documento foi a definição da Visão de desenvolvimento que queremos para o Brasil em 2034, notadamente:
Assegurar o bem-estar social por meio do crescimento sustentável
A Visão é o desejo máximo a ser compartilhado por atores governamentais, da iniciativa privada e da sociedade civil na aspiração de um futuro melhor para os brasileiros.
Para monitorar seu alcance, foram elencados três indicadores expressivos do desenvolvimento de um país e que serão basilares para aferir os avanços do Brasil. A partir das séries históricas destes indicadores, de projeções e de resultados em países de referência, foram definidas as Macro Metas da Agenda Brasil 2034:
IDH
Índice de Desenvolvimento Humano
0,864
Reflete o desenvolvimento social
PIB
Elevar a taxa de crescimento médio do PIB per capita
2% ao ano
Reflete o crescimento econômico
Global Competitiveness Report
Impulsionar a pontuação do país para 75 pontos e posicioná-lo entre os 30 primeiros
Reflete a competitividade em nível internacional
Cada uma das Macro metas visa contemplar um aspecto do desenvolvimento. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) afere o desenvolvimento social de um país a partir de três dimensões-chave: saúde (expectativa de vida ao nascer), educação (média de dois indicadores: anos médios de escolaridade e expectativa de escolaridade) e renda (medida quanto à paridade do poder de compra – PPP, em dólares). O PIB per capita, calculado a partir da divisão do PIB pelo número de habitantes do país, mede seu grau de desenvolvimento econômico. Já o Global Competitiveness Report, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, reflete a competitividade internacional do país, definida como o conjunto de instituições, políticas e fatores que determinam seu nível de produtividade.
Optou-se pela utilização de métricas internacionais como âncora para definição das Macro metas, tendo em vista que esta estratégia oportuniza a comparação entre países e grupos de países
Optou-se pela utilização de métricas internacionais como âncora para definição das Macro metas, tendo em vista que esta estratégia oportuniza a comparação entre países e grupos de países, como os membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), BRICS1 e América Latina e Caribe, conferindo maior abrangência das análises.
A primeira fase do trabalho foi dedicada à pesquisa documental em nível nacional e internacional, buscando publicações de planejamento e desenvolvimento, análogos à agenda em construção.
A primeira fase do trabalho foi dedicada à pesquisa documental em nível nacional e internacional, buscando publicações de planejamento e desenvolvimento, análogos à agenda em construção. Foram analisados documentos oficiais com pleitos setoriais, incluindo metas e propostas para o curto, médio e longo prazos, além de agendas legislativas. Foram revistos ainda documentos sobre tendências globais, temas relevantes que influenciam ou influenciarão as políticas públicas brasileiras, e que cobram medidas estratégicas para que o país se prepare para os desafios e oportunidades delas decorrentes.
Como exemplos podem ser citadas questões como transição energética, mudanças climáticas e segurança alimentar. A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) também foi um dos documentos basilares para a construção deste trabalho, especialmente no que tange aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)2.
O propósito desta fase foi ter uma visão o mais completa possível do universo de propostas existentes para o crescimento sustentado de um país, dadas as variadas condicionantes políticas, econômicas e sociais mundiais. A partir deste levantamento, foi possível estruturar temas estratégicos, legando a organização dos principais insumos obtidos nas análises em eixos temáticos.
Optou-se por uma pesquisa primária, por meio de entrevistas qualitativas com especialistas dos temas estratégicos levantados na investigação anterior.
Com o objetivo de validar e priorizar as informações captadas nos documentos, procedeu-se à segunda fase. Optou-se por uma pesquisa primária, por meio de entrevistas qualitativas com especialistas dos temas estratégicos levantados na investigação anterior. Adotou-se como instrumento um roteiro simplificado, com liberdade para expansão dos debates sobre pautas estratégicas para o Brasil. Por meio das entrevistas, foi possível ainda estabelecer uma rede de novos contatos especializados, que permitiram um afunilamento e agrupamento de temas por grau de relevância, concluindo com o estabelecimento dos Eixos de Desenvolvimento, que se comunicam entre si.
Uma vez selecionados os Eixos, foi possível proceder à terceira fase do trabalho, que consistiu em combinar a seleção documental com os debates especializados, para elencar os principais desafios relacionados a cada tema. Estes desafios, passíveis de execução nos próximos 12 anos, foram intitulados Propósitos.
Na quarta fase, para cada um dos 35 Propósitos elencados, foram selecionadas nas publicações de referência, ações de caráter operacional. Também foram escolhidos indicadores para o monitoramento dos avanços em cada Propósito, a partir dos quais definiram-se Metas de resultado para 2034.
Na quarta fase, para cada um dos 35 Propósitos elencados, foram selecionadas nas publicações de referência, ações de caráter operacional, organizadas como Propostas. Algumas das Propostas foram consideradas “imediatas”, tendo como base critérios de i) urgência; ii) facilidade /agilidade de implementação; iii) pré-requisito para execução de outras propostas (encadeamento de propostas); e iv) impacto socioeconômico.
Também foram escolhidos indicadores para o monitoramento dos avanços em cada Propósito, a partir dos quais definiram-se Metas de resultado para 2034. Estas Metas são exequíveis, comparáveis internacionalmente e passíveis de monitoramento em fontes públicas. Sua definição levou em consideração a natureza e o contexto de cada propósito. Em alguns casos, a referência foi a série histórica do indicador no Brasil. Em outros, foi o benchmarking em outros países e/ou grupos de países. Outras Metas foram inspiradas em documentos oficiais. Finalmente, houve as metas definidas a partir da conjunção destes critérios.
O detalhamento e monitoramento dos indicadores e Metas deram origem ao Observatório Brasil 2034, ferramenta fundamental para avaliar a execução deste planejamento. A Figura abaixo sintetiza o processo de transformação dos insumos obtidos na coleta e análise de dados em diretrizes do planejamento.
Na quinta fase do processo de construção da Agenda Brasil 2034, a composição de Eixos, Propósitos, Metas e Propostas foi enviada a especialistas setoriais para validação e proposição de ajustes, tornando o modelo metodológico mais confiável
Finalmente, na quinta fase do processo de construção da Agenda Brasil 2034, a composição de Eixos, Propósitos, Metas e Propostas foi enviada a especialistas setoriais para validação e proposição de ajustes, tornando o modelo metodológico mais confiável, pelo grau de participação dos variados grupos de interesse. Estrategicamente, o documento teve caráter único de aglutinador de demandas de variados setores produtivos, conjugadas às principais condicionantes globais de desenvolvimento.
O modelo final é um conjunto de 6 Eixos de Desenvolvimento, 35 Propósitos, 40 Metas e mais de 300 propostas, que, se bem direcionados, farão com que as três Macro metas sinalizem o crescimento sustentável e sustentado do Brasil em 2034. A Figura a seguir resume o fluxo de definições envolvendo estes elementos, que resultaram na estrutura da Agenda Brasil 2034.
2Organização das Nações Unidas (ONU). Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs