Infraestrutura

Integração, sustentabilidade energética e conexão como base para o desenvolvimento socioeconômico

A infraestrutura de um país é condição basilar para alcançar o crescimento econômico sustentável, aumentar a competitividade dos setores produtivos, melhorar a qualidade de vida da população e avançar rumo à neutralidade de gases de efeito estufa. A crise sanitária da Covid-19 e os recentes conflitos geopolíticos desencadearam um cenário de incerteza e impactaram a economia mundial, o que reforçou a urgência em investir na infraestrutura nacional, de modo a criar condições para o desenvolvimento das atividades econômicas de maneira sustentada. Nos últimos anos, a falta de investimentos e as obras paralisadas intensificaram a necessidade de ampliação da participação privada para alavancar setores estruturantes para o desenvolvimento socioeconômico do país, como energia, logística, saneamento básico e telecomunicações.

A crise sanitária da Covid-19 e os recentes conflitos geopolíticos desencadearam um cenário de incerteza e impactaram a economia mundial, o que reforçou a urgência em investir na infraestrutura nacional, de modo a criar condições para o desenvolvimento das atividades econômicas de maneira sustentada.

Os custos logísticos e de energia são componentes relevantes do Custo Brasil e impactam a competitividade industrial brasileira e sua importância no cenário mundial. Isso se deve principalmente à alta dependência do modal rodoviário e à alta incidência de tributos e encargos setoriais na composição tarifária da energia elétrica nacional. Para que a economia brasileira avance rumo ao futuro desejado é fundamental buscar alternativas para a desoneração da energia elétrica e para uma maior diversificação da matriz logística nacional, em busca de alternativas mais competitivas e atrativas para investimentos privados. De forma complementar, é fundamental para o país criar bases para a transformação digital, com investimentos em conectividade e em infraestrutura de dados que estimulem a economia digital e o desenvolvimento da indústria 4.0.

A melhoria da qualidade da infraestrutura deve estar alicerçada no incentivo à participação de investimentos privados, na busca por alternativas às restrições fiscais que dificultam a ampliação dos investimentos públicos em obras de infraestrutura, na continuidade da modernização dos marcos regulatórios, no fortalecimento e independência dos órgãos reguladores, e no planejamento integrado e a longo prazo, que se traduza em um pipeline previsível de projetos bem estruturados.

Nesse contexto, a melhoria da qualidade da infraestrutura deve estar alicerçada no incentivo à participação de investimentos privados, na busca por alternativas às restrições fiscais que dificultam a ampliação dos investimentos públicos em obras de infraestrutura, na continuidade da modernização dos marcos regulatórios, no fortalecimento e independência dos órgãos reguladores, e no planejamento integrado e a longo prazo, que se traduza em um pipeline previsível de projetos bem estruturados. Desse modo, será possível construir uma infraestrutura robusta, capaz de apoiar o desenvolvimento das atividades econômicas, com geração de oportunidades e melhoria da qualidade de vida da população.

Os quatro Propósitos elencados neste Eixo visam promover o crescimento do país. Navegue no conteúdo abaixo para conhecer cada um deles, bem como o detalhamento de suas Metas. Se busca mais informações sobre Infraestrutura, incluindo as Propostas prioritárias em cada Propósito, faça o download da publicação completa da Agenda Brasil 2034.



PROPÓSITOS
  • Matriz logística nacional diversificada, integrada, sustentável e com nível de serviço alinhado aos países de primeiro mundo
  • Fornecimento de energia regular e apreços competitivos, garantindo a liderança de fontes limpas na matriz energética nacional
  • Conectividade e infraestrutura de dados em todo o território nacional para alavancar a transformação digital
  • Universalização do acesso aos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgoto para melhoria da qualidade de vida da população

Receba a versão
completa do estudo

Receba a versão
completa do estudo